O Espaço Geográfico e a Indústria
Para entendermos como a geografia está presente na indústria devemos, primeiramente, entender o que é o espaço geográfico e o processo de industrialização.
Espaço geográfico: corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem, podendo ser definido como o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. O espaço geográfico abriga o homem e todos os elementos naturais, tais como relevo, clima, vegetação e tudo o que nele está inserido.
Ilustração de algumas mudanças no espaço geográfico através da ação antrópica |
Primeiramente as transformações do meio através do homem eram quase insignificantes, já que tudo o que era retirado da natureza era apenas para sanar as necessidades básicas de sobrevivência, também chamadas de meios de existência.
O conjunto de atividades realizadas continuamente pelo homem modifica o espaço geográfico. A partir da Primeira Revolução Industrial o homem intensificou a retirada de recursos naturais a fim de suprir a população, já que uma vez que esta cresce, cresce também o consumo de alimentos e bens de consumo.
Indústria: nasceu entre os séculos XVIII e XIX, com o surgimento das máquinas e a diversificação dos meios de se obter energia. Inicialmente as indústrias se estabeleciam próximas às bacias de carvão mineral – principal fonte de energia da época. As concentrações industriais geraram grandes centros urbanos, com mercados consumidores e mão de obra, infra-estrutura e transporte, gerando uma dinâmica de crescimento chamada de economia de aglomeração.
Porém, alguns fatores fazem com que as indústrias fujam para o interior: o desenvolvimento tecnológico, que possibilitou que o petróleo e a eletricidade se tornassem as fontes de energia mais utilizadas; os meios de transporte se desenvolveram enormemente; na região fabril o sindicato é mais forte, o preço das terras e os impostos elevaram-se e o trânsito torna-se cada vez pior.
Juntamente com os fatores que expulsam as indústrias das grandes cidades há os fatores que atraem, como: a presença de matéria prima, fontes de energia, mão de obra barata e qualificada, mercado consumidor, infra estrutura de transporte e telecomunicações e incentivos fiscais.
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