O Socialismo
O objetivo da implantação do socialismo é alcançar a justiça social, ou seja que todos tenham acesso à boa alimentação, educação, cultura e lazer , numa sociedade sem classes e sem desigualdade . Para alcançar esse objetivo, o socialismo defende a extinção da propriedade privada, onde o Estado passa a controlar toda a produção para garantir à população os bens e serviços necessários, como moradia, saúde, educação, etc.
A trajetória do socialismo real no mundo começa com a vitória dos bolcheviques na Revolução Russa (1917), o que transformou o país, renomeado para União Soviética, no primeiro estado socialista da história. A partir de 1921, o Partido Comunista instaurou a ditadura no país. A oposição política foi proibida, e todos os sindicatos foram unificados e submetidos ao comando do governo federal.Com Josef Stalin, o Partido Comunista passou a reinar de forma absoluta sobre a sociedade. Stalin perseguiu violentamente todos que se opusessem a seu regime. Milhares de cidadãos foram presos, torturados e mortos pela repressão. Mais de cinco milhões de pessoas foram presas e estima-se que mais de 700 mil tenham morrido durante o Grande Expurgo stalinista (perseguição política). De acordo com o historiador britânico Robert Conquest, este número pode ser de duas a três vezes maior. O regime stalinista foi uma das ditaduras mais sangrentas do século XX.
As Características do Socialismo
- Estatização : as terras e os meios de produção passam a pertencer ao poder central do país, que também decide sobre o salário dos trabalhadores.
- Economia planificada : as atividades econômicas seguem um plano do Estado (poder central do país) para garantir à população o acesso aos bens e serviços necessários para sua qualidade de vida .
- Pleno emprego : para organizar o país, garantindo o bem estar de todos, o Estado cria um imenso quadro de funcionários. O pleno emprego favoreceu o surgimento de uma imensa burocracia nos países socialistas . A burocracia significa que os documentos , certidões e declarações se tornam difíceis de conseguir, pois existem muitas repartições e funcionários para realizar a expedição desses simples documentos.
- Relação social : o objetivo do socialismo era eliminar as diferenças sociais ; a relação social significa a igualdade entre todos os trabalhadores. Mas, os países socialistas davam enormes privilégios aos dirigentes do Estado .
Capitalismo
O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV . Lentamente ele substituiu o feudalismo, outra forma de organização da produção e das relações de trabalho . O capitalismo tornou-se predominante a partir do século XVIII (o século dezoito tem início no ano de 1701 e vai até o ano de 1800) .
No sistema capitalista a sociedade é marcada pela divisão de classes sociais , separação entre duas classes sociais : a burguesia e o proletariado. A burguesia é representada por um grupo de pessoas que se tornaram donas dos meios de produção (máquinas, equipamentos, matérias-primas, terras) que são necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado (o mesmo que trabalhadores) vende a sua força de trabalho.
As Características do Capitalismo
- Propriedade privada dos meios de produção : no capitalismo, os meios de produção pertencem a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, de maneira geral. Porém, em muitos países capitalistas existem as empresas estatais , que atuam nos transportes, fornecimento de água e energia; o Estado (o mesmo que pais) é o dono das empresas estatais, e nas últimas décadas muitos países estão diminuindo essas empresas estatais, privatizando (vendendo) elas (no Brasil temos o exemplo da LIGHT, EMBRATEL , REDE FERROVIÁRIA FEDERAL, etc. ) .
- Economia de mercado : as empresas são livres para decidirem quando , onde e como produzir as mercadorias e de que maneira vendê-las .
- Lei da oferta e da procura : os preços das mercadorias variam de acordo com a procura por parte do consumidor e com a quantidade do produto em oferta. Por exemplo, se há grande produção de açúcar, o preço dessa mercadoria tende a cair , mas se a produção é pequena o preço tende a aumentar.
- Concorrência : para obter maior rentabilidade as empresas tem que oferecerprodutos de qualidade com bom preço. A concorrência entre as empresas é boa para o consumidor, pois amplia as opções de compra e faz os preços baixarem.
- Lucro : é o principal objetivo da organização da produção. Para aumentar o lucro os dono dos meios de produção precisam diminuir os custos das mercadorias, buscando matérias - primas mais baratas , evitando desperdícios, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário