domingo, 21 de abril de 2013

8º ANO Blocos economicos


Blocos econômicos mundiais resumo

Os blocos econômicos buscam facilitar o comércio de cada país membro com redução ou isenção de impostos, conheçam alguns deles.
Entendemos por blocos econômicos, a união de países que têm como meta a integração dos aspectos econômicos e sociais, são formados com o intuito de auxiliar o desenvolvimento comercial. Através deles, ocorre a redução ou até isenção de impostos cobrados ou das tarifas alfandegárias, a facilitação de procedimentos burocráticos e do tráfego de mercadorias e serviços.
De acordo com pesquisas mundiais, acriação de blocos econômicos faz com que haja crescimento contínuo na economia, são formados por países próximos entre si ou que tenham semelhanças culturais ou comerciais.

União Europeia

Bandeira do bloco da união europeiaA União Europeia (UE) foi oficializada em 1992, por meio do Tratado de Maastricht, entre os países pertencentes a este bloco estão a Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda, e outros, tendo como única moeda o Euro. Seus principais objetivos são promover os aspectos políticos e econômicos da Europa, melhorando as condições de livre comércio dos países membros.

Pacto Andino

Bandeira do bloco do pacto andinoBloco econômico originado da América do Sul, composto pelos países: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Oficializado no ano de 1969, através do Acordo de Cartagena, têm como principal aliado os Estados Unidos da América. Sua meta principal é o crescimento e a integração nos aspectos comerciais, políticos e econômicos de cada país envolvido.

Apec

Bandeira do bloco apecSeu nome significa Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, fundado no ano de 1993, na Conferência de Satlle, formado por dezoito países, entre os Estados Unidos da América, Japão, China, Singapura, Tailândia, Chile e outros. Tem como objetivo fortalecer o comércio de produtos e serviços, reduzindo as taxas cobradas de importação e exportação entre os países membros.
Mercosul, Nafta, Asean e Benelux, também são blocos econômicos mundiais que podemos citar e que cooperam na área comercial do mundo, segundo economistas, os blocos econômicos tendem a aumentar e o país que não se integrar a um bloco econômico tende a ficar isolado do mundo na área comercial.
Os blocos econômicos mundiais estabelecem relações sociais e econômicas, com certos privilégios, a grupos de países. Esses blocos são formados a partir de interessescomuns.

Essa regionalização da economia ganhou força no mundo todo a partir da década de 90, e hoje grupos economicamente fortes dominam o cenário internacional.

Os blocos econômicos são zonas de livre comércio, que apresentam união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Veja abaixo a lista dos principais blocos econômicos da atualidade:

Alca – Área de Livre Comércio das Américas - Foi criada em 1994 para eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos.

Apec - Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico - Foi criada em 1989 na Austrália. Os países desse grupo se comprometeram a transformar o Oceano Pacífico em uma área de livre comércio.

Cei - Comunidade dos Estados Independentes – Foi criada em 1991. Integra 12 repúblicas que formavam a antiga URSS.

G-8 – Grupo formado pelos 8 países mais industrializados do mundo.

Mercosul - Mercado Comum do Sul – Foi criado na década de 80. O grupo é formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Nafta  - Acordo de Livre Comércio da América do Norte – Foi criado em 1988. Integra economicamente EUA, Canadá e México.

União Européia  –É um dos maiores blocos econômicos do mundo e com um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto). O bloco é formado por França, Itália, Luxemburgo, Holanda, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Irlanda, Reino Unido, Grécia, Espanha, Portugal, Áustria, Suécia, Finlândia, Letônia, Estônia, Lituânia, Eslovênia, República Tcheca, Eslováquia, Polônia, Hungria, Malta e Chipre.


Existem ainda blocos menores, mas também importantes e estratégicos economicamente, como:

Aec - Associação dos Estados do Caribe

Aladi - Associação Latino-americana de Integração

Anzcerta - Acordo Comercial sobre Relações Econômicas entre Austrália e Nova Zelândia

Asean - Associação de Nações do Sudeste Asiático

Can - Comunidade Andina, Grupo Andino ou Pacto Andino

Caricom - Mercado Comum e Comunidade do Caribe

Efta - Associação Européia de Livre Comércio

Mcca - Mercado Comum Centro Americano

Sadc - Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral

Uma - União do Magreb Árabe















Nenhum comentário:

Postar um comentário