domingo, 21 de abril de 2013

8º ano grupo dos G 7


O interesse por economia internacional é crescente nos dias atuais, especialmente porque, com a abertura econômica e a liberalização dos movimentos de capitais.
Algum conhecimento de economia internacional é necessário para compreendermos o que se passa no mundo hoje e tornarmo-nos consumidores, cidadãos e eleitores informados.
O mundo capitalista, que surgiu logo após a queda do sistema socialista na URSS, se caracterizou pelo triunfo do capitalismo. Liderados pelos Estados Unidos, os países modernizaram-se e adaptaram-se aos novos tempos buscando conquistar mercados no exterior. Em meio a esses processos apareceram as nações líderes responsáveis pela geração da maioria das riquezas do mundo, os chamados países desenvolvidos.
Estados Unidos
Os Estados Unidos têm um compromisso com a ideologia do livre mercado que excluiria qualquer direcionamento do governo. No entanto existem algumas áreas nas quais o governo norte americano tem tido um papel fundamental para desenvolver sua indústria.
Japão
A política comercial e estratégica do Japão pós-guerra passou a ter o objetivo de promover as indústrias intensivas em conhecimento. As ferramentas utilizadas têm sido umas combinações de subsídios modestos para pesquisa e desenvolvimento e promoção de projetos de pesquisa feitos conjuntamente pelo governo e pela própria indústria, visando o desenvolvimento de tecnologias novas e promissoras.
Alemanha
A atual política econômica alemã busca criar o chamado "Pólo Econômico do Leste Alemão" visando equiparar a situação econômica entre Leste e Oeste. Segundo a Embaixada alemã no Brasil, O chamado "Programa do Futuro 2.000", garante em médio prazo a base necessária de incentivos para os Estados do Leste alemão. O objetivo do governo alemão continua sempre o mesmo: construir uma economia eficiente no Leste Alemão, que possa impor-se no mercado pela sua própria parte força e que ofereça possibilidades suficiente de emprego e dinheiro.
Reino Unido
valor do PIB do Reino Unido era de US$ 1.406 bilhões de dólares em 1988, o que o colocava na posição de Quinta Economia Industrial do Mundo. A riqueza britânica é distribuída menos igualmente do que a renda, com os 10% mais ricos da população concentra-se 48% da riqueza disponível.
França
A França é a Quarta potência econômica do mundo. Com superávit comercial de US$ 20,9 bilhões de dólares é o maior produtor e exportador de produtos agro-alimentares da Europa. Os setores industriais de maior e melhor desempenho da economia Francesa são: A construção e obras públicas, as Indústrias Agro-alimentares, Química e de plásticos, Automobilística, Metalúrgica e de construção Naval.
Itália
A economia Italiana tem se desenvolvido nos últimos 50 anos graças à política comercial liberal adotada pelo governo. Entre 1.950 e 1.963, o índice de crescimento interno cresceu 5,90% com o ápice e 8,3 % em 1.961. Os anos de 1.958 a 1.963 são conhecidos como "O milagre Italiano", pois nesta época o crescimento industrial ultrapassava a casa dos 10% ao ano, perdendo apenas para o Japão e a Alemanha Ocidental. Em 1.963, a Itália estava em situação de Pleno Emprego.
Canadá
O Canadá é uma nação comercial. Cerca de 29,3 % da produção total de alimentos e serviços do país são exportados – a maior parte para os Estados Unidos, que é o maior mercado do Canadá, absorvendo 80,3 % das exportações Canadenses em 1993 e fornecendo 73% de suas mercadorias importadas. Podemos dizer que as relações entre Estados Unidos e Canadá são bem estreitas, tanto que ambos fazem parte de um mercado comum : O NAFTA.
Observamos que, basicamente, as nações desenvolvidas buscaram focar suas exportações para produtos que pudessem render uma maior lucratividade e um maior benefício econômico para o país. Estudamos que alguns países buscaram aplicar e investir em indústrias de alta tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário